Você já ouviu aquela frase “precisa economizar água porque no futuro vai faltar”? Esse futuro que mencionamos pode estar mais próximo do que imaginamos. Altas temperaturas no verão e escassez de chuvas são fatores que contribuem diretamente para a diminuição na captação e armazenamento de água por isso devemos utilizar esse recurso de maneira consciente.
O Brasil é um dos maiores reservatórios hídricos do mundo, concentrando cerca de 15% do total de água disponível na Terra. Em São Paulo, o Sistema Cantareira é responsável pelo abastecimento de 9 milhões de pessoas e tem sofrido períodos de seca nos ultimos anos.
O uso racional da água é muito importante para garantir que as futuras gerações usufruam desse bem tão precioso. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas) uma pessoa gasta em média 110 litros de água por dia para atender suas necessidades básicas de higiene, enquanto que no Brasil o uso pode chegar a 200 litros.
A Terra é composta por 70% de água, entretanto apenas 2% é potável e 1% está disponível para consumo, tornando a mudança de hábitos para reduzir o consumo uma medida essencial.
Investir em sistemas que potencializam a captação e armazenagem de água é uma solução que traz benefícios não somente ecológicos, mas também financeiros.